Relato sobre as sombras




"Escolher uma árvore ou um poste ou um edifício marcante de seu território e com giz desenhar a sombra projetada por ele em diversos momentos do dia (de hora em hora)
Escolher dois elementos marcantes de seu território e com giz desenhar a sombra projetada por eles em diversos momentos do dia (de hora em hora, por exemplo), marcar a hora quando as sombras se encontram e se desencontram."

Colocar-se em pé num ponto e mandar desenhar sua sombra ao longo do dia, (de hora em hora, por exemplo), ao final do dia situar sua posição no espaço determinado pelos pontos cardeais.

O Professor do componente curricular de experiências do sensível passou uma atividade baseada no sol e sombra. A questão é que essa semana (além de ter bizarramente passado muito rápido) choveu muito na cidade onde moro e quando a chuva cessou, o céu ficou nublado e os raios de luz ficaram dispersos demais, ou seja, saudades das sombras.

Imagem: Google (25/07/2018)
Chão molhado e giz não funcionam.


Se você é leitor recorrente aqui neste blogue, deve saber que observação é uma das minhas maiores características, pois bem...

Sabendo que eu não conseguiria concluir esta atividade da forma como gostaria pelos motivos dito acima, separei fotos que fiz durante meus anos de Instagram.

É o que eu disse nessa postagem aqui nos dias passados, "Quase nada do que produzo é banal, superficial ou feito de qualquer jeito."
(Re)Dito isso, explicarei um pouco sobre meu vínculo com as sombras e como elas podem falar muito sem pronunciar uma só palavra.



Sombra é ausência total ou parcial de luz causada pela interposição de um corpo entre ela e a superfície em que ela está sendo projetada. Esta é a principal forma em que dicionários como o Priberam a definem.

Sabendo disso, meio que esqueça! (E observe as imagens a seguir.)


Lembrou de "meio que esquecer" o que "sombra" significa? Pois bem, isso te ajudará a entender essas fotos estranhas que tirei e nos meus últimos anos.

Essas fotos foram tiradas de minha própria conta no Instagram. Tristeza e melancolia define meus últimos 3 anos por isso sempre que eu tirava uma foto, seja ela qual for, ela saia ou eu a brigava a sair escura. Não uso o Instagram apenas para postar umas fotos bonitinhas que tiro por aí. Muitas delas carregam muito significado.



Foto tirada às 10:51 

Após tirar essa foto tive de esperar até a nuvem dar espaço para a luz passar.

Foto tirada às 11:40 

Enfim consegui fazer o primeiro desenho. Não em giz, mas o que deu.

Desenho feito logo após, 12:10

Momentos depois volta a nuvem e a sombra some.



Daí então não voltou.

Foto tirada às 15:21


Terminei de escrever esta postagem ouvindo:

Comentários